segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

ZULFIQAR: a Espada da Honra

Zulfiqar "bifurcada"" (em árabe: ذو الفقار‎ Dhū l-Fiqār) é a espada (cimitarra) do grande imam ‘Alī Ibn Abi Taleb (com ele esteja a Paz). Em árabe, normalmente, o nome é transliterado como Dhu al-Fiqar, Thulfeqar, Dhulfiqar ou Zoulfikar. Esta espada é um símbolo muito antigo e conhecido na religião islâmica, particularmente entre os shiitas, alevis e sufis.

Algumas respeitadas tradições dizem que foi o amado Profeta Muḥammad (S.A.A.S.), quem presenteou Zulfiqar para o jovem Imam na batalha de Uhud. Durante o clamor da luta, o Imam derrotou um temido adversário ao quebrar seu elmo e partir seu escudo de um golpe só. Vendo esta façanha, o Profeta de Deus (S.A.A.S.) teria dito: "não existe herói como Ali e nem espada como Zulfiqar".

O Imām Husayn ibn ‘Alī (com ele esteja a Paz) usou Zulfiqar na batalha de Karbala, onde foi martirizado. Desta maneira a espada também ficou como um símbolo de martírio e honra.

O Shaykh sufi Seyyid Taner Mustafa Ansari Tarsusi er-Rifai el-Qadiri, foi o idealizador da arte marcial do Silat Zulfiqari, que faz homenagem a esta valorosa espada. O Silat Zulfiqari, desenvolvido a partir do Pencak Silat, é baseado no ideal da Futuwwah ou Cavalaria Espiritual Islâmica: http://www.zulfakr.com/index.htm